Grupo Efraim: Como saber se estou com sintomas da Depressão?

24/02/2023

Grupo Efraim: Como saber se estou com sintomas da Depressão?

A depressão é uma doença comum, mas que pode ser muito grave, cuja seriedade pode variar amplamente. Pessoas com quadros leves de depressão podem apresentar sintomas que incluem tristeza, irritabilidade, raiva e fadiga que, por sua vez, podem durar algumas semanas ou mais. Essa depressão interfere em sua vida diária e em seus relacionamentos. Saiba como o Grupo Efraim Rio de Janeiro lida com isso.

Mas alguns casos de depressão são mais graves, com sintomas intensos que podem incluir alteração significativa de apetite, perda involuntária de peso, problemas de sono e pensamentos frequentes de morte ou suicídio. Essa depressão pode ser paralisante. A pessoa acometida por depressão severa pode se isolar e ter problemas para sair da cama ou sair de casa, ou até mesmo realizar atividades corriqueiras, como escovar os dentes ou tomar banho.

Sintomas de depressão

Alguns dos principais sintomas que se manifestam em quem tem depressão em quadro severo incluem:

Alterações de apetite e peso

Comer demais ou de menos pode indicar depressão. Algumas pessoas procuram conforto na comida, enquanto outras perdem o apetite ou comem menos devido ao mau humor.

Essas mudanças na ingestão de alimentos podem fazer com que uma pessoa ganhe ou perca peso. Eles também podem afetar os níveis de humor e energia.

Também pode haver fatores fisiológicos em jogo. Por exemplo, existe uma relação entre o excesso de gordura corporal e o aumento da inflamação no corpo. Isso, por sua vez, pode desempenhar um papel no desenvolvimento ou na gravidade dos sintomas de depressão.

Uso de álcool ou drogas

Algumas pessoas com transtornos de humor podem usar álcool ou drogas para ajudá-las a lidar com emoções negativas, como tristeza, solidão ou desesperança.

Cerca de 1 em cada 5 pessoas com ansiedade ou transtorno de humor, como depressão, também apresenta transtorno por uso de álcool ou substâncias. Por outro lado, a mesma proporção daqueles com transtorno por uso de álcool ou substância também tem transtorno de humor.

Conversa interna negativa (pessimismo)

A conversa interna negativa é um diálogo interno prejudicial e autocrítico. Muitas pessoas com depressão têm uma conversa interna negativa e passam a ter pensamentos críticos e prejudiciais em relação a si mesmos.

Embora haja pesquisas limitadas sobre os efeitos a longo prazo da conversa interna negativa, pesquisas descobriram que ela tem efeitos prejudiciais no bem-estar e na função cognitiva.

 

Fadiga

Sentir-se excessivamente cansado é um sintoma muito comum da depressão. Algumas pesquisas sugerem que mais de 90% das pessoas com depressão têm fadiga.

Embora todos se sintam cansados de vez em quando, as pessoas que apresentam cansaço grave ou persistente – especialmente se ele acompanha outros sintomas – podem ter depressão oculta.

Perda de concentração

Quando uma pessoa para durante as conversas ou perde a linha de raciocínio, isso pode indicar problemas de memória e concentração. Essas questões são um sintoma comum de depressão.

Um estudo de 2014 sugere que essas dificuldades de concentração e foco podem piorar o impacto social da depressão, tornando a vida profissional e os relacionamentos pessoais mais desafiadores.

Isso pode afetar significativamente a vida social de uma pessoa, o retorno ao trabalho e a produtividade no local de trabalho.

Fatores de risco para suicídio

Nem todas as pessoas com fatores de risco serão suicidas. Além da depressão ou outra doença mental, os fatores de risco para o suicídio incluem:

  • Histórico de abuso de substâncias químicas;
  • Histórico de tentativa de suicídio;
  • Histórico familiar de suicídio ou tentativa de suicídio;
  • Histórico familiar de doença mental ou abuso de substâncias químicas;
  • Sentimentos de pessimismo exacerbado.

Se você ou algum ente querido está enfrentando alguns desses sintomas, procure ajuda especializada. O Grupo Efraim conta com profissionais qualificados e tratamento de ponta.

Blog

Aceitamos planos de saúde

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.